IMPORTÂNCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Crianças de todo o mundo, brincam com os mais diversos brinquedos, e também
brincam com jogos, que teria um objetivo prático, respeitar as regras do (as normas) dos
jogos. É claro que dependendo do jogo mais complexo, mais complexo seriam suas
regras. Cada jogo oferece ao jogador (sendo uma criança ou adulto) a capacidade de se
desenvolver ou desenvolver seus personagens (isto é, se o jogo é um RPG). O jogo em
que as crianças jogam tem um objetivo e cabe a criança desenvolver estratégia tendo a
liberdade de fazer suas ações no jogo, mas dentro de cumprir as regras. Muita gente
acha que o jogo é só um jogo, mas na verdade está acontecendo muitas coisas com as
crianças quando brincam. Assim, o jogo é livre. O que é jogo livre? É quando um
jogador tem liberdade de ação de escolher seguir por um caminho no jogo, em que o
jogador controla sua ação no jogo.
Assim, jogo livre é um jogo centrado no estudante, guiado pelos alunos. Os
alunos escolhem como eles vão jogar e com que brincar. Há espaço para muita
imaginação e criatividade nesse tipo de jogo. “Quando as crianças lideram o jogo,
muitas vezes é chamado de “jogo livre”” (Jogo Livre e Jogo Estruturado, 2014). Assim,
os jogadores adquirem responsabilidade e habilidades para resolver problemas, lidam
com conflito que jogo cria, desperta o lado emocional juntamente com a habilidade de
colaboração. Isso é chamado de jogo estruturado. No jogo estruturado é centrado no
professor, guiado pelo professor. O professor estabelece diretrizes baseadas em
conteúdo acadêmico ou habilidades sociais. O professor assume o controle do ambiente
de jogo, estruturando-o de tal forma que orienta os alunos a aprender o conteúdo
específico.
Por que o jogo é importante em uma sala de aula da primeira infância? Esta
pergunta foi feita por muitos e pesquisadores. As crianças não só desfrutar de jogar, mas
eles também se beneficiam de muitas maneiras, assim, a importância do jogo.
Aprendem a respeitarem mutuamente, aprendem as regras o que pode ou não fazer, tem
liberdade de escolher suas ações no jogo, assim os alunos são obrigados a criarem
estratégias para uma determinada situação no jogo, e finalmente, eles aprendem que a
disputa do jogo é uma disputa saudável que o importante não é vencer.
O jogo pode ser um termo vago no mundo educacional porque sua definição não
é clara, especialmente ao colocá-lo no contexto de uma sala de aula. O jogo pode ser
definido como qualquer coisa que uma criança faz dentro do contexto social e às vezes é
definido como apenas “recesso” ou “tempo livre”. Há definições confusas e
conflitantes, mas há duas formas de jogo seguras no contexto da educação: o jogo livre
e o jogo guiado ou estruturado.
“Praticamente todos os estudantes de jogo reconhecem a dificuldade, ou
impossibilidade, de tentar defini-la” (PELLEGRINI, 2009, p 45). Mas, existe um
modelo que alguns pesquisadores e educadores usam para avaliar se o jogo está
ocorrendo ou não. Se o que as crianças estão fazendo tem estes cinco (05) componentes,
então é provavelmente jogar (SARACHO, 2012):
(A) Não literalidade
(B) Simulação de emoção real – o lado emocional do jogo.
(C) Motivação de dentro – o engajamento do jogador em dado momento.
(D) Livre escolha – a liberdade de fazer escolhas de suas jogadas.
Aplicando estes requisitos, pode ajudar a distinguir o jogo do trabalho, rotinas,
rituais e comportamentos relacionados com o jogo como exploração e imitação
(SARACHO, 2012) Pode ser difícil criar um ambiente onde o jogo rico tem a
capacidade de ocorrer, mas ter uma definição mais clara do que é o jogo e o que ele faz
pode ajudar um educador a criar esse ambiente.
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